FANDOM

A Piada Mortal
Killing Joke
Informações Gerais
Ano 1988
Número de edições Edição única
Originalmente Batman: The Killing Joke
Créditos
Escrito por Alan Moore
Arte de Brian Bolland
Batman: A Piada Mortal é uma graphic novel em formato one-shot escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland lançada pela DC Comics em 1988.

SinopseEditar

A história conta a origem do Coringa, que era um humorista mal suscedido que acaba precisando entrar no mundo do crime para garantir sustento para sua esposa e seu futuro filho. Durante um assalto à Ace Chemicals, ele acaba caindo num tanque com elementos químicos que o deixam com uma aparência deformada. Para piorar, ele descobre que sua esposa grávida faleceu por um acidente domiciliar com seu filho.

No presente, Coringa tivera acabado de sair da prisão e arquiteta um plano para enlouquecer Jim Gordon mostrando como um dia ruim pode destruir a sanidade de um homem. Assim, o Coringa acaba sendo responsável por atirar na filha de Gordon, Bárbara (a Batgirl), e deixando-a paralítica. Para ajudar Gordon, Batman acaba entrando em ação contra o Palhaço do Crime.

PersonagensEditar

CuriosidadesEditar

  • A HQ serviu de inspiração para os filmes Batman (O Filme) e O Cavaleiro das Trevas.
  • Muitos críticos consideram Batman: The Killing Joke a história definitiva do Joker e uma das melhores de sempre do Batman.
  • Ganhou o Prémio Eisner para 'Melhor Álbum Gráfico' em 1989 e apareceu na lista dos mais vendidos do The New York Times em Maio de 2009.
  • O IGN colocou-o em 3º lugar na sua lista dos "25 Melhores Romances Gráficos de Batman", atrás de The Dark Knight Returns e Batman: Ano Um.
  • O roteiro da HQ foi adaptado para uma animação de mesmo nome em 2016.