FANDOM


Batman Begins
Batman Begins poster4
Informações Gerais
Dirigido por: Christopher Nolan
Produzido por: Emma Thomas
Charles Roven
Larry J. Franco
Música por: Hans Zimmer
James Newton Howard
Lançamento: 15 de junho de 2005 (EUA)<br) 17 de junho de 2005
Duração: 140 minutos
Orçamento: US$ 150 milhões
Receita: US$ 374.218.673
Filme Anterior: n/a
Próximo Filme: The Dark Knight


Batman Begins é um filme de 2005 baseado no super-herói da DC Comics, Batman. O filme foi dirigido por Christopher Nolan e estrela Christian Bale como Batman, Michael Caine como Alfred Pennyworth, Liam Neeson como Ra's al Ghul, Cillian Murphy como Scarecrow, Katie Holmes como Rachel Dawes, Gary Oldman como James Gordon e Morgan Freeman como Lucius Fox. Batman Begins foi lançado em 15 de junho de 2005 nos Estados Unidos e 17 de junho no Brasil.

Batman Begins foi bem-sucedido, e uma sequência entitulada The Dark Knight foi comprada para um lançamento em 2008 com a volta de Nolan e Bale. Um terceiro filme, The Dark Knight Rises, foi lançada em 2012.

EnredoEditar

Um jovem Bruce Wayne cai em um poço e é atacado por morcegos. Bruce acorda de um pesadelo sobre seu passado e descobre que é prisioneiro no Butão. Ele é apresentado a Henri Ducard, que fala por Ra's Al Ghul, líder da Liga das Sombras, e o convida para ser treinado pela elite de vigilantes. A narrativa retorna a infância de Bruce, para noite quando seus pais são assassinados por Joe Chill. Chill é preso e Bruce é levado para casa onde é criado pelo mordomo de sua família, Alfred Pennyworth.

Anos depois, Bruce retorna a Gotham da Universidade de Princeton, com a intenção de matar Chill, cuja sentença está sendo revogada para que ele testemunhe contra o chefe da máfia Carmine Falcone. Antes que ele faça algo, um dos assassinos de Falcone mata Chill. Rachel Dawes, amiga de infância de Bruce e agora assistente do promotor público, fica nervosa pela intenção de Bruce, dizendo a ele que seu pai teria vergonha. Naquela noite Bruce confronta Falcone, que diz que seu império é invencível por causa do medo. Inspirado, Bruce decide viajar pelo mundo, aprendendo sobre o mundo do crime, isso antes que ele mesmo fosse preso por ser um criminoso. Depois do treinamento de Bruce com a Liga das Sombras, Ra's e Ducard contam a ele seu propósito: Liderar a Liga em Gotham para destrui-la, já que ela se tornou corrupta demais para ser salva. Ele recusa ser um assassino e luta com Ra's, queimando o templo e fugindo. Ra's é morto, porém Bruce salva Ducard e retorna para Gotham.

Falcone agora domina a cidade. Bruce pede ajuda ao Sargento James Gordon, um dos poucos policiais honestos de Gotham, e se torna amigo de Lucius Fox, antigo membro da diretoria da Wayne Enterprises. Fox ajuda Bruce a adquirir um carro blindado e um protótipo de roupa blindada. Junto de Alfred, ele acha outra entrada para as cavernas debaixo do poço e cria um tipo de oficina para trabalhar, modificando seu equipamento para se tornar o Batman. Na sua primeira noite como vigilante, ele intercepta um carregamento de drogas, e captura Falcone, dando a Rachel evidencias para incriminá-lo. Falcone e seus homens são enviados para o Asilo Arkham com a ajuda do administrador corrupto do hospital, Dr. Jonathan Crane, que estava pagando Falcone para que ele importasse um alucinógeno para dentro de Gotham. Crane usa essa droga em seus experimentos, aplicando-a em seus pacientes como cobaias. Quando Falcone exige um lucro maior, Crane aplica a droga nele, deixando ele literalmente insano. Enquanto investiga as drogas, Batman encontra Crane, que aplica a toxina do medo nele. Alfred salva o Batman, usando uma antitoxina formulada por Fox. Crane atrai Rachel para Arkham e mostra a ela que a toxina estava sendo liberada nas águas de Gotham por semanas, e também a infecta. Batman aplica a droga em Crane e salva Rachel a, levando-a para sua caverna e aplicando a antitoxina nela e da a ela dois frascos com a antitoxina, um para Gordon e o outro para ser produzido em massa.

No aniversário de Bruce celebrado na Mansão Wayne, ele é confrontado por Ducard, que revela ser o verdadeiro Ra's Al Ghul, que veio a Gotham para pessoalmente destruir a cidade; ele conspirou com Crane para contaminar as águas de Gotham com a toxina e evaporá-la com um dispositivo roubado da Wayne Enterprises. Depois de Bruce expulsar todos os convidados fingindo estar bêbado, ele e Ra's lutam. Os homens de Ra's colocam fogo na Mansão, libertam todos os pacientes de Arkham, e vaporizam o alucinógeno na atmosfera.

Apesar da Mansão Wayne ser destruída, Bruce consegue escapar com a ajuda de Alfred. Rachel entrega o antídoto a Gordon, e desabilita Crane, agora chamado de Espantalho, com um taser. Batman revela sua verdadeira identidade à Rachel e depois faz Gordon dirigir o Batmóvel para a Torre Wayne, a central do metrô elevado de Gotham. Enquanto Batman confronta Ra's no trem, Gordon destrói os trilhos. Batman destrói os controles e escapa do trem, deixando Ra's Al Ghul para morrer.

Após a batalha, Batman se torna um herói público e Bruce ganha controle da sua companhia; ele demite o antigo presidente, William Earle, e o substitui por Fox. Entretanto, perde Rachel, que não pode amar tanto Bruce quanto Batman. Quando ele parasse de ser o Batman, ela estaria esperando-o.

Gordon, agora Tenente, mostra a Batman uma carta "Coringa" pertecente ao mesmo e introduzindo assim o seu maior inimigo e arqui-rival, o Coringa.

ElencoEditar

  • Christian Bale como Bruce Wayne/Batman: um bilionário industrialista cujos pais foram mortos por um ladrão quando ele tinha oito anos. Após ter viajado pelo mundo por vários anos para procurar os meios para lutar contra a injustiça, ele retorna a Gotham. A noite, Bruce se torna Batman, o vigilante protetor da cidade.
  • Michael Caine como Alfred Pennyworth: o confiável mordomo dos pais de Bruce, que continua seu leal serviço ao filho deles após suas mortes. Ele é o confidente mais íntimo de Bruce.
  • Liam Neeson como Henri Ducard: na realidade Ra's Al Ghul disfarçado e o antagonista principal do filme. Ducard treina Bruce em ninjitsu, uma forma de arte marcial.
  • Katie Holmes como Rachel Dawes: a amiga de infância de Bruce que serve como a assistente do promotor público de Gotham, lutando contra a corrupção da cidade.
  • Gary Oldman como Sargento James Gordon: um dos poucos policiais não corruptos de Gotham City. Ele era o policial em serviço na noite que os pais de Bruce foram assassinados. Dessa maneira, ele tem um laço especial com o Bruce adulto e, desse modo, com Batman.
  • Cillian Murphy como Dr. Jonathan Crane/Espantalho: Um psicofarmacologista que trabalha no Asilo Arkham e tem desenvolvido uma toxina que induz medo. Ele assume a pessoa de Espantalho durante seus experimentos, usando humanos para testar seus compostos. Ele é o antagonista primário do filme e trabalha com Ra's Al Ghul e Carmine Falcone.
  • Tom Wilkinson como Carmine Falcone: o soberano do submundo do crime de Gotham. Ele dividiu uma cela na prisão com Joe Chill, o assassino dos pais de Bruce. Ele fez Chill ser assassinado quando ele decidiu testemunhar contra Falcone.
  • Morgan Freeman como Lucius Fox: um empregado da Wayne Enterprises que foi rebaixado para trabalhar da Divisão de Ciências Aplicadas da companhia, onde ele conduz estudos de bioquímica e engenharia mecânica e fornece secretamente a Bruce o equipamento usado pelo Batman.

CuriosidadesEditar

  • O filme ocorre depois de 8 anos de hiatos após o fracasso de Batman & Robin, onde o filme reinicia toda a história do Homem-Morcego.
  • Deu início a uma das mais famosas trilogias da atualidade, o Batman de Christopher Nolan.
  • Nolan originalmente queria escalar Oldman como um vilão, porém quando Chris Cooper recusou o papel de Gordon para passar um tempo com sua família, o diretor achou que seria refrescante para Oldman interpretar o papel.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória