FANDOM


O Coringa
Jkr
Informações Gerais
Alter ego Desconhecido
Primeira Aparição Batman #1
Criador Jerry Robinson (conceito)
Bill Finger
Bob Kane
Afiliações Gangue da Injustiça
Liga da Injustiça
Liga da Justiça do Arkham
Originalmente The Joker
Poderes e Habilidades
Habilidades Químico habilidoso
Experiente em combate corpo-à-corpo ou com armas brancas
Acesso à uma variedade de equipamentos

Coringa é um dos maiores vilões da DC Comics em nível de popularidade, sendo conhecido como o principal vilão de Gotham City.

HistóriaEditar

Era de ouroEditar

Em sua primeira aparição nos quadrinhos, em 1940, o Coringa era um ladrão de joalherias, que matava as pessoas presentes no local do assalto. Nos anos 1940 e 50 o Coringa sempre aparentava morrer mas nunca recuperavam seu corpo.Ele foi feito por Jared Leto no filme Esquadrão Suicida

Era de prataEditar

O personagem se alterou para uma versão mais amena em 1960 devido ao Comics Code Authority, que vigiava o conteúdo das histórias em quadrinhos. Voltou a uma versão próxima a original em 1973, quando Dennis O'Neil e Neal Adams criaram um Coringa maníaco homicida obcecado com Batman.

O Coringa foi ainda responsável pela separação da Dupla Dinâmica original, ao quase matar o Robin Dick Grayson, baleando-o no ombro. Robin sobrevive, mas a quase morte de seu pupilo levou Bruce Wayne a perder a confiança nele, até por temer perdê-lo em combate.

Era de bronzeEditar

RedHoodJoker

Capuz Vermelho se torna o Coringa.

Em A Piada Mortal, Coringa era um humorista mal-sucedido que tinha uma esposa grávida, e temia que seu filho nascesse e tivesse uma vida ruim, temia não poder sustentá-lo, então começou a se envolver com criminosos para assaltar uma fábrica de baralho usando a identidade de Capuz Vermelho.

De última hora, foi avisado que sua esposa havia morrido em um acidente doméstico, assim como seu futuro filho. O homem tentou desistir, mas era tarde, e os outros criminosos o forçaram a continuar.

O assalto foi frustrado pela aparição de Batman, e o homem que posteriormente seria o Coringa caiu em um tanque com substâncias desconhecidas. Aquele dia marcou sua vida como um "dia ruim", e após ver o que havia se tornado, e que estava sozinho ele enlouqueceu, adotando o pau de Coringa, o príncipe palhaço do crime.

Outras teorias vem surgindo com o passar dos anos, como por exemplo de que o Coringa, quando criança, tinha um pai envolvido com drogas, o que levou o futuro Coringa a testemunhar o assassinato traumático de sua mãe. Após matar sua esposa, o pai virou-se para o filho lhe perguntando "Por que está tão sério?" e com uma navalha em sua boca, retalhando seu rosto, levando o garoto a se vingar do pai posteriormente.

Para por em prática seu objetivo de mostrar a insanidade dos outros, vai até a casa de Jim Gordon e atira em Barbara, deixando-a paralítica. Ele então sequestra Gordon e o leva para seu circo junto com um bando de circentes insanos. Corina o tortura tentando amedrontá-lo até que enlouqueça, mas Gordon acaba se livrando com ajuda do Batman.
JokerJason

Coringa bate em Jason Todd com um pé-de-cabra.

Outra ocasião onde o Coringa foi muito importante, em Morte em Família, já muito tempo após ter deixado Barbara paralítica, quando Jason Todd, o segundo Robin descobriu quem era a sua verdadeira mãe e foi atrás dela, que havia sido sequestrada pelo Coringa, que o sequestrou também e com um pé-de-cabra e quase o matou. Por fim, o deixou com uma bomba, que explodiu matando Jason junto a sua mãe.

Ao fim da saga Batman: Terra de Ninguém, o Coringa sequestrou e ameaçou matar um grupo de bebês recém-nascidos. Para impedi-lo, a esposa do Comissário Gordon, Sarah Essen-Gordon acabou sendo assassinada.

AparênciaEditar

JokerAparence
Sua aparência geralmente varia para se encaixar com a forma como sua origem é contada. Geralmente é descrito como um homem com a pele branca, boca vermelha e cabelo verde, com um grande sorriso no rosto e vestindo um paletó roxo.

Em algumas versões como em O Cavaleiro das Trevas,em outras ocasiões, sua pele branca nada mais é que uma maquiagem normal, e seu cabelo verde é tinta, mas sua boca enorme é consequência de cortes no rosto, formando cicatrizes. Em esquadrão suicida ele aparenta está mais musculoso que o normal e com a pele cheia de tatuagens.

PersonalidadeEditar

Coringa teve inicialmente uma personalidade assassina e fria, mas com a censura dos quadrinhos que ocorreu voltado para a década de 1950, o palhaço do crime se tornou um brincalhão e aprontador de crimes mais leves. A partir de 1971, o Coringa passou a ter um caráter cada vez mais malvado e psicótico. Coringa possui um senso de humor bizarro, onde adora rir da tristeza e desgraça alheia, e fazer piadas sobre isso. É também um anarquista, ou seja, odeia a política, além de ter como um de seus objetivos principais mostrar ao mundo que todos podem enlouquecer.

Poderes e HabilidadesEditar

Capacidade de CuraEditar

Recentemente foi revelado que assim como Ra's Al Ghul tem o Poço de Lázaro para se curar, Coringa também tem uma certa capacidade. A substância presente no poço é consequência da queda de um meteoro a milhares de anos. Coringa teve um pequeno contato com a radiação do meteoro e recebeu uma capacidade de cura muito leve, mas que ainda pode ser bem útil.

EquipamentosEditar

FacaEditar

Coringa costuma andar para qualquer canto guardando consigo uma faca afiada.
JokerFaca

Sua faca

ExplosivosEditar

Coringa possui vários explosivos de diferentes formas. Pequenos, grandes, alguns com gás, outros comuns, alguns com pequenas energias nucleares e etc.

Outras armasEditar

Coringa possui um arsenal enorme de vários tipos de armas. Muitas delas presentes em simples brinquedos que usa para fazer piadas, porém já usou armas de fogo. Quando não tem nenhuma arma, ele costuma improvisar, usando qualquer coisa a seu redor.

CuriosidadesEditar

  • O nome verdadeiro do Coringa é desconhecido nos quadrinhos, mas no filme Batman (1989) e na série de animação Batman: The Animated Series, seu nome é Jack Napier. Na maioria das adaptações a que se referem ao passado do personagem, seu nome é Jack (sobrenome nunca revelado). Mas ainda sim nada pode ser dado como certeza se tratando do Coringa.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.