FANDOM

Charada
Charada
Informações Gerais
Alter ego Edward Nigma
primeira aparição DetectiveComics#140
criador Bill Finger e Dick Sprang
afiliações Liga da Injustiça
Originalmente Riddler
Poderes e Habilidades
Habilidades Inteligência avançada
Equipamento Bengala com algumas funções
Charada é um dos vilões da DC Comics criado por Bill Finger e Dick Sprang, cuja identidade secreta é Edward Nigma, vilão do Batman.

HistóriaEditar

O Charada é facilmente um dos vilões mais icônicos do Batman, e apesar de ser envolto por enigmas, sua personalidade tem mais nuances que aparenta por baixo de seus trajes verdes.

Seu verdadeiro nome é Edward Nashton. E. Nigma é uma pequena piada contada com seu pseudônimo, uma vez que seu verdadeiro nome é Edward Nashton, e que foi alterado para Nigma depois que ele entrou para a vida criminosa. Isso permitiu que ele quebrasse vínculos com seu passado, devido a traumas com seu pai agressivo e sua mãe ausente. Com uma infância conturbada e a falta de atenção que recebia dos pais, na infância quando um de seus professores fez uma competição para ver qual dos estudantes poderia montar mais rápido um determinado quebra-cabeças. Naquela noite, Eddie fotografou secretamente o quebra-cabeça montado que encontrou na escrivaninha do professor. No dia seguinte, o garoto venceu o concurso facilmente.

Anos depois, Eddie se tornou cada vez mais obcecado por enigmas ou qualquer coisa que envolva estratégia, tanto que mudou seu nome para Edward Nigma (abreviando fica E Nigma) Ele acabou se encontrando em um ponto que necessitava tanto usar seu talento para enigmas que decidiu competir sua inteligência com o Homem Morcego a quem adora chamar a atenção.

Hipster Riddler - Charada Brian Azzarello

O INÍCIO DE SUA OBSESSÃO

Nos quadrinhos, um professor lançou o desafio de resolver um quebra-cabeças, e aquele que fizesse mais rápido ganharia um livro de charadas e enigmas. Em vez de usar seu poderoso intelecto para resolver de maneira justa, Nigma trapaceou e assim ganhou o livro. Pode parecer bobagem, mas foi desde cedo que percebemos a inclinação do personagem para o lado criminoso. Após ganhar, o garoto teve seu ego inflado e passou a utilizar como mantra de sua vida que só trapaceando chegaria longe. Após deixar os estudos para se entregar à sua nova obsessão com enigmas, Edward trabalhava com charadas em um parque de diversões. Ele mantinha uma pequena barraca onde apresentava ao público uma charada impossível, e ganhava por cobrar pelas tentativas de resolvê-la. Frustrado por usar seu intelecto em assuntos tão triviais, ele largou o emprego e se voltou para a vida criminosa.

Charada na saga Silêncio - Batman 619

O vilão com sua grande parcela de extravagância foi altamente inspirado por Harry Houdini, famoso mágico. Basta olhar para suas armadilhas que quase fizeram o Homem-Morcego se afogar e ser eletrocutado, todas muito similares às que o artista húngaro planejava para si próprio.

HUSH OU SILÊNCIO

No arco "Silêncio", foi revelado que o vilão tinha câncer, e utilizou um dos Poços de Lázaro de Ra's Al Ghul para se curar, o que acabou causando efeitos inesperados. "Silêncio" foi uma excelente saga que demonstrou o quão bom vilão é o Charada, sendo mais que apenas um mestre do crime menosprezado nos cinemas e na maioria dos quadrinhos. O personagem teve um papel primordial, o que fez com que fosse difícil estabelecê-lo na continuidade da série após o arco. Seguido de algumas violentas retaliações de vilões pela história, o personagem foi despido de seus dons lógicos e acabou sendo um dos moradores de rua de Gotham. 

THE RIDDLER - O CHARADA

Durante Crise Infinita, o Charada recebeu uma porrada na cabeça e ficou em coma por quase um ano. Quando voltou, perdeu parte de sua memória e deu as costas ao crime. Trabalhou durante um tempo como consultor particular e chegou até a se aliar com o Batman, mas não durou muito tempo, uma vez que percebeu que os casos não eram tão complexos assim para seu cérebro superior.  No cinema e nos desenhos, ele só é visto sozinho, mas nos quadrinhos, muitas vezes teve a ajuda da dupla Echo e Query, duas meninas parecidíssimas em personalidade que são apenas diferenciadas pela cor dos cabelos. Nigma disse ter encontrado as duas em uma casa de sadomasoquismo chamada Caixa de Pandora.

Falando novamente em "Silêncio", durante o tempo em que ele estava no poço de Lázaro, o Charada conseguiu descobrir a identidade por trás do Capuz do Homem-Morcego. O Batman, por sua vez, conseguiu fazer com que ele não desse com a língua nos dentes ao perguntar-lhe qual a necessidade de charadas se já se sabe a resposta. Isso fez com que Edward ficasse obcecado por algum tempo e mantivesse a identidade de seu inimigo em segredo.

AparênciaEditar

Charada e sua assistente

Charada é geralmente referido como um homem de roupa verde colada no corpo e cheia de pontos de interrogação e uma máscara no rosto. Mas essa aparência já foi alterada várias vezes, pois já usou uma roupa preta com tatuagens de interrogações. Atualmente usa um terno verde com alguns detalhes roxos, uma máscara e um chapéu verde. Também já foi visto de colâ e sobretudo, mas nunca mais foi visto sem sua bengala q também é cheia de truques. Seu visual mais clássico é seu terno verde cheio de interrogações, camisa branca ou preta, gravata roxa, chapéu verde e sua fiel bengala.

Também no FANDOM

Wiki aleatória