FANDOM


Homem Zebra
Zebra-Man 01
Informações Gerais
Alter ego Jake Baker
Primeira Aparição Detective Comics #275 - O Batman Zebra (Jan. 1960)
Criador Bill Finger
Afiliações Sociedade Secreta dos Supervilões

Força de Ataque Kobra

Originalmente Zebra Man
Poderes e Habilidades
Habilidades Diamagnetismo
Equipamento Cinto de controle
Um cientista de alta tecnologia chamado Jake Baker, cujo corpo é irradiado garantindo à ele poderes "magnéticos" para atrair ou repelir metal, madeira, pedra, e carne humana. Dessa forma, ele entra para o crime como Homem Zebra. Um segundo Homem Zebra (provavelmente não o mesmo que o original) foi mais tarde criado por Kobra. Atualmente há um terceiro, que se chama Vórtex.

História Editar

Homem Zebra I Editar

Homem Zebra é um cientista de alta tecnologia cujo maquinário irradiou seu corpo inteiro. Também lhe deu superpoderes que o permitam atrair e repelir qualquer coisa além de metal (referido no "mundo real" como 'diamagnetismo'). Sua super-força permitia ele de dobra metal e seu magnetismo de levantar navios afundados do fundo do oceano. Com seu corpo coberto por listras pretas e brancas e coberto por uma aura dourada, ele se tornou Homem Zebra.

Ao fugir da área do primeiro roubo de sua gangue, Homem Zebra, perseguido por Batman e Robin, esticou-se por detrás do carro de fuga e forçou a Dupla Dinâmica a desistir da perseguição quando jogou um tanque d'água em seu caminho.

Inevitavelmente, Batman conseguiu evidências físicas suficientes para rastrear o esconderijo da gangue mas as circunstâncias iriam prevenir uma simples captura. Como iria acontecer mais de uma vez em sua carreira (como no caso do Homem Elemento de 1961, por exemplo), Batman foi acidentalmente banhado por alguma energia que criou seu adversário. Sem um cinto inibidor como o que Homem Zebra criou para si, o Cavaleiro das Trevas estava incapaz de controlar seus poderes e repelia qualquer um ou qualquer coisa que se aproximasse dele, incluindo seu adversário. "Nós dois temos a mesma carga, Batman -- e cargas iguais se repelem!".

Com árvores se extirpando ao se aproximar delas e rochas voando do seu caminho, Batman pediu à Robin para "terminar o trabalho que eu não poderia fazer. Eu nunca poderei trabalhar com você de novo." Milagrosamente, Batman elaborou uma solução e desafiou Homem Zebra, sendo puxado em sua direção ao invés de contra ele. O Batman Zebra reverteu sua carga anterior, repelindo a gangue na direção de Robin e o DPGC, e pôs o cinto de controle em si mesmo, removendo a energia de seu corpo. "Há algum tempo," ele explicou, "Me surpreendi ao me encontrar sendo puxado na direção de um eletroímã de ferro-velho. Eu percebi que o campo de força do eletroímã era oposto ao meu porque forças opostas se atraem. Isso me deu uma ideia. Sabendo que você viria aqui, eu carreguei aquele tampão de bueiro para que ele revertesse seu campo de força, fazendo ele oposto ao meu."

A Dupla Dinâmica riu que o vilão ainda possuiria suas listras "...só que dessa vez serão de barras de prisão!"

O Homem Zebra original não foi visto desde então, e é presumido ainda estar servindo sua sentença na cadeia, apesar de que ele fez uma aparição no não canônico Solo #7. Nessa edição, uma versão do Batman de Adam West da série de televisão dos anos 60 acordou num mundo "real" no qual ele não é mais necessário e precisa encarar a realidade dos tempos modernos. Até o Comissário de Polícia James Gordon e Chefe O' Hara o rejeitam porque eles sentem que ele não é mais preciso para lutar com os criminosos fantasiados que ele atrai, de qualquer modo. Um desses vilões era o Homem Zebra, vestindo uma uma versão vermelha nova de seu traje original.

Saltando de uma certa altura, Batman agarrou o vilão pelo pescoço durante uma onda de crimes, o jogando de costas antes que pudesse reagir e o subjugando. Baker foi eventualmente entregue para o (desimpressionado) DPGC.

Homem Zebra II Editar

Em 1987, o terrorista internacional Kobra duplicou com êxito o experimento que criou o Homem Zebra original após concluir que a transformação de Homem Zebra poderia ser repetida. Ele proveu o cinto de controle do vilão original para o novo sucessor. O novo Homem Zebra não tinha a aura do original e tinha um moicano que evocava a figura do seu homônimo equino. Como parte da Força de Ataque Kobra, o vilão pôs seus poderes em ação contra os Renegados mas se irritava de seu pseudônimo: "O nome 'Homem Zebra' não inspira muito medo ... mas as pessoas param de rir rápido!"

"Isso tá certo?" questionou Raio Negro ao dar um chute ágil à mandíbula dele. "A primeira coisa que vem à minha cabeça é perguntar se você é um homem negro com listras brancas ... ou um homem branco com listras negras!"

O conflito nunca foi resolvido para a satisfação de qualquer um e Homem Zebra acabou fugindo do conflito com a Mulher Elemental, o Mestre dos Planetas, Lady Eve e o próprio Kobra (Renegados v1. #22-23). Até hoje, eles permanecem à solta, apesar de que Kobra aparenta ter cortado seus laços com eles há muito tempo.

Homem Zebra II desde então apareceu brevemente Crise Infinita #7 como membro da Sociedade Secreta dos Supervilões de Alexander Luthor Jr.

Vórtex Editar

O terceiro Homem Zebra, agora chamado Vórtex, é um dos muitos internos do Asilo Arkham que são injetados com uma mistura de Veneno e Toxina do Medo. O Veneno o faz mais forte e a Toxina do Medo, destemido. Vórtex é um dos detentos que Batman consegue prevenir de escapar do Asilo.

Mais tarde ele ajuda Mulher-Gato a escapar do Asilo, antes de ser derrotado por ela.

Não é claro se este é um dos Homens Zebra anteriores ou se é uma pessoa diferente, sendo que não se sabe sua real identidade, sendo conhecido apenas, novamente, por Vórtex.

Poderes e Habilidades Editar

Poderes Editar

  • Todos os Homens Zebra têm a habilidade de magnetizar qualquer elemento (diamagnetismo), metal, madeira, pedra e carne são exemplos.

Fraquezas Editar

  • Todos os Homens Zebra confiam mais nos próprios poderes e não são bons combatentes.
  • O uso elaborado de cargas magnéticas positivas e negativas pode resultar na derrota de qualquer uma das versões, podendo serem repelidos ou atraídos por certos elementos carregados, dependendo da ocasião.

Equipamentos Editar

  • Todas as versões de Homem Zebra possuem um cinto que os possibilita de controlar e conduzir o magnetismo em seus corpos. Sem o cinto, eles não possuem qualquer controle sobre seu diamagnetismo.

Outras mídias Editar

Batman: Os Bravos e Destemidos Editar

O Homem Zebra original aparece na série de televisão Batman: Os Bravos e Destemidos. Sua primeira aparição é no episódio "Lendas do Dark Mite" como uma criação da mente de Batmirim. Homem Zebra é derrotado quando o verdadeiro Batman rouba suas listras, causando ele a ficar envergonhado e sair. Ele participa depois em "Duelo de Trapaceiros", violando sua liberdade condicional para roubar um carro forte. Ele é facilmente derrotado por Batman. Em "Sideckicks Assemble" (originalmente) ele é um dos muitos hologramas de treinamento derrotados por Robin. Ele também aparece no último episódio da série, numa festa que envolve todo os participantes do desenho, na Batcaverna.

Lego Batman: O Filme Editar

O segundo Homem Zebra faz uma aparição em Lego Batman: O Filme, junto de outros vilões de Batman.