FANDOM

Espantalho
Sptl
Informações Gerais
Alter ego Jonathan Crane
criador Bob Kane
Bill Finger
afiliações Liga da Injustiça
Gangue da Injustiça
Poderes e Habilidades

Dr. Jonathan Crane, também conhecido como O Espantalho (The Scarecrow), é um supervilão da DC Comics e inimigo do Batman, criado por Bill Finger e Bob Kane.

HistóriaEditar

Era de OuroEditar

Em sua primeira aparição da Era de Ouro dos quadrinhos, o Espantalho é introduzido pela primeira vez como Jonathan Crane, professor de psicologia, que se volta para o crime depois que ele é demitido; um especialista na psicologia do medo, ele disparou uma arma em uma sala de aula cheia de alunos para ilustrar um ponto. A única coisa revelado sobre sua infância é que, como uma criança, ele gostava de assustar as aves.

Era de PrataEditar

Ao longo da década de 1960. Era de Prata dos quadrinhos, o Espantalho foi revivido para ser um dos recorrentes vilões do Batman. Ele é um membro frequente da Gangue da Injustiça. Ironicamente, nesta versão, Crane tem um estranho medo de pássaros, mesmo tendo um corvo de estimação.
GasEspantalho

Gás do medo.

Era de BronzeEditar

Durante a adolescência, Jonathan foi um sujeito perturbado, que por seu tipo físico era motivo de piadas em seu colégio, recebendo o apelido de Espantalho. Suas experiências como adolescente o levaram a se perguntar como funciona o medo na mente humana, o levando à estudar na Universidade de Psicologia de Gotham City, onde mais tarde foi professor.

A especialização de Crane é a natureza do medo e, conseqüentemente, o Espantalho se utiliza de técnicas, armas e equipamentos especiais cujo objetivo é aterrorizar seus oponentes. Sua marca registrada é o gás do medo, que usa em suas vítimas, para que elas visualizem seu pior medo. 

AparênciaEditar

EspantalhoAparencia
Johnathan Crane como Espanatlho é um homem magro que usa para amedrontar sua vitmas uma roupa velha de pano marrom todo rasgado e acabado. Veste botas também velhas e desgastadas e um chapéu. Usa uma máscara que lembra bastante o rosto de um espantalho e uma corda amarrada em seu pescoço dando a impressão de que está sendo enforcado. Em algumas outras versões, ele usou um casaco preto e velho e é um pouco menos magro.

HabilidadesEditar

Domínio psicológicoEditar

Devido ao fato de ter estudado e até mesmo sido professor de psicologia, Crane entende de várias áreas e sabe lidar com qualquer tipo de coisa relacionado a mente, podendo até de certa forma manipulá-la.

EquipamentosEditar

Gás do medoEditar

Espantalho é o criador de uma toxina capaz de gerar medo em qualquer um que tenha contato com o gás. Aquilo que a vitma mais teme é aquilo que ela verá.

Máscara de proteçãoEditar

Espantalho possui uma máscara que o protege contra qualquer outro gás.

VersõesEditar

CinemaEditar

AnimaçõesEditar

JogosEditar

OutrosEditar

CuriosidadesEditar

  • Foi um dos primeiros vilões do Batman, tendo sido introduzido durante a Era de Ouro.
  • Durante a Era de Prata, tinha um corvo de estimação.

Também no FANDOM

Wiki aleatória