FANDOM


Lock-Up
Lockup
Informações Gerais
Alter ego Lyle Bolton
Primeira Aparição Robin #24 (Jan. 1996)
Criador Paul Dini
Afiliações Sociedade Secreta dos Supervilões
Poderes e Habilidades
Habilidades Expert em técnicas e procedimentos de encarceramento
Lock-Up é um vilão da DC Comics e inimigo de Batman, estreou destacado em um episódio de Batman: A Série Animada, no qual foi dublado originalmente por Bruce Weitz. Incorporado nos quadrinhos convencionais antes mesmo da mais popular Arlequina em Robin #24 (Janeiro de 1996).

História Editar

A primeira aparição de Lock-Up nos quadrinhos foi em Robin #24 (Jan. 1996) na qual ele captura Charaxes. Ele apareceu em seguida em Detective Comics #694 (Fev. 1996) aonde captura o vilão menor Alérgico. Em ambas histórias ele só faz uma breve aparição no final, removendo o vilão antes que Batman e Robin pudessem retornar à cena.

Lock-Up & Allergent

Lock-Up ao capturar Alérgico

Suas primeira aparições completas foram em Detective Comics #697-699 (Junho-Ago. 1996) que começaram com ele capturando Duas-Caras e o levando à sua prisão privada junto com Charaxes, Alérgico e vários outros gângsters. Ele é parado e preso pela polícia enquanto marcava uma evidência de estado criminal e é revelado ser Lyle Bolton, descarregado da polícia por ser muito entusiasta, e demitido por diversos serviços de segurança (diferente da versão animada, ele não havia trabalhado no Arkham). Lock-Up escapa, e aprisiona o criminoso de rua Alvin Draper (que é, na verdade um disfarçe de Tim Drake).

Quando Asa-Noturna acha seu esconderijo, Lock-Up decide afogar todos seus prisioneiros em uma armadilha subaquática mortal. Batman intervém e derrota Lock-Up, salvando os vilões, Asa Noturna e Robin.

Lock-Up aparece mais tarde no enredo de Terra de Ninguém, tendo tomado controle da Prisão Blackgate após as consequências do terremoto. Ele alistou KGBesta e os Gêmeos do Gatilho como carcereiros para sua prisão, e regia com punho de ferro; Batman apenas tolera sua presença porque ele precisa que Lock-Up mantenha criminosos capturados na prisão para prevenir Gotham City de ser invadida, apesar de Lock-Up ter ordens severas para tratar os prisioneiros bem. Ao final da história, Batman alista Dick Grayson para ajudá-lo a derrubar Lock-Up para que Blackgate pudesse ser usado do lado da lei novamente.

Lock-Up também faz uma aparição em Vilões Unidos: Especial Crise Infinita onde parece que a Sociedade fez uso da perícia de prisão de Lock-Up para libertar vilões de prisões de todo o mundo, levando à batalha de Metrópolis na edição final de Crise Infinita.

Mais recentemente, Lock-Up se afiliou à Ventríloqua e Scarface, junto com os criminosos de Gotham Mariposa Assassina e Vagalume; durante essa associação, Lock-Up foi muito ferido pelas organizações Intergang e The 100.

Ao se recuperar, Lock-Up foi enviado para um mundo prisão com diversos outros criminosos na série Planeta dos Condenados.

Poderes e Habilidades Editar

  • Expert em técnicas e procedimentos de encarceramento
  • Artista de Fuga

Em outras mídias Editar

Batman: A Série Animada Editar

  • Veja: Lock-Up (Batman: A série Animada)